Buscar
  • Gabriela Carvalho

Guia prático para mudar a decoração da sua casa em 2019



Então você decide que este ano será diferente, que você vai se encorajar e mudar de vez a decoração da sua casa. Afinal quem não quer, depois de um dia super corrido, descansar em um ambiente confortável?


Você não precisa ter medo de mudar a cor da sua parede, ou colocar quadros com suas melhores fotos na sua sala, você pode transformar seu espaço e deixa-lo com a sua personalidade.

Com pequenas coisas e pouco gasto você pode mudar completamente o seu ambiente, e transformar para melhor! Confira neste post, dicas superimportantes e fáceis para você começar agora a mudar a decoração da sua casa!


Comece com o que você já tem


Seu objetivo é não gastar, troque algumas coisas de lugar. A posição do sofá, poltronas e pufes. Cuide para não travar passagens e deixar o ambiente apertado. Pense em todas as possibilidades, pegue papel e trena e anote as medidas do seu ambiente e de tudo que há nele, assim fica mais fácil visualizar o que cabe em determinado lugar.


Mude as cores


Mudar as cores pode parecer difícil, mas não tenha medo delas. Quer uma dica fácil? Escolha uma cor neutra como base, essa cor vai predominar no seu ambiente. Vamos usar de exemplo a cor branca.


Após a escolha do branco, vamos escolher até 3 cores para dar mais vida. Pense na cor que você mais gosta. Pensou? Eu gosto de azul. A partir dessa cor (Azul) que você mais gosta, procure 2 outras cores que combinem com ela.


Este círculo cromático vai te ajudar a entender melhor.



Este círculo contém as principais cores, a partir delas temos as variações.


Existem métodos para “achar” as combinações:

Combinações Análogas: 2 ou 3 cores diferentes que estejam uma do lado da outra. Escolhemos a cor azul, a partir dela posso combinar:

Combinações complementares: No círculo, são as cores opostas.

O oposto do azul é o laranja.

Composições Tríade: Dentro do círculo, são as cores que ligadas formam um triângulo.

Neste caso, a tríade é formada pelas cores: azul, amarelo e vermelho.

Fácil, não é? Existem milhares de combinações, essas são as mais comuns e fáceis. Veja alguns exemplos.


Tons de azul no revestimento e no MDF do armário foram escolhidos junto com cores claras e neutras, não fica carregado e fica super charmoso.


Para pessoas mais ousadas o azulão na parede destaca as almofadas rosas, e ainda temos o verde da plantinha. Note que as outras cores são neutras e claras que não escurecem o ambiente.


Nesta imagem temos detalhes em azul, que na composição análoga combinam com o verde da vegetação. E também neste caso o restante são cores claras e neutras.

Dica: Coloque cores nos objetos, como almofadas, vasos e adornos, se você enjoar ou não gostar tem a possibilidade de trocar.

Exemplo de decoração complementar. São dois tons de azul com o amarelo dos objetos. Deixa o ambiente cool sem deixar de combinar!


Sua personalidade é descolada e você gosta de coisas coloridas? Encare a Pop Arte como opção. Este exemplo completa a opção de combinação tríade: azul, amarelo e vermelho. Pode parecer estranho, mas combina sim! E fica lindo e despojado!


Dica: quer colocar mais cor? Adicione plantinhas! O verde, as texturas e a forma orgânica trazem mais aconchego, vale até plantas artificiais.


Objetos são bem-vindos

Agora que você já tem suas cores, preencha os espaços com objetos. Se seu ambiente for pequeno, invista em quadros, gravuras e esculturas que vão na parede. Liberar o chão deixa a impressão que o ambiente é maior.


Faça composições de quadro + vaso vazio + vazo com planta, ou, quadro + esculturas + vasos para compor aparadores, buffes e prateleiras. Os quadros podem estar pendurados ou apoiados. Espelhos também são uma boa opção, além de aumentar o ambiente, refletem mais luz, trazendo mais luminosidade.


Mudança total

Para mudar totalmente, é necessário planejamento. Tenha em mente o tipo de decoração que você quer, anote o que você gosta e o que é indispensável para você. Muitas mudanças exigem obra pesada, pode ser uma mudança de parede ou quebra-quebra de pisos e revestimentos, para mudanças radicais é essencial ter um orçamento e tentar ao máximo não fugir do valor estipulado. Obra sem planejamento é sinônimo de dor de cabeça.

Se você for mudar partes estruturais da sua casa, contrate um engenheiro, somente ele vai poder afirmar se você vai poder ou não mexer em tais estruturas. Se sua mudança for uma cozinha, com bancadas e móveis planejados e troca de revestimentos, acabamentos, rebaixo de gesso e iluminação profissionais de Arquitetura ou Designer de Interiores podem te ajudar.

Profissionais da área de decoração, elaboram projetos como este para você não errar na sua escolha, você visualiza como tudo vai ficar antes de executar. O projeto traz segurança e evita o refazer da obra.

Caso você queira se aventurar e fazer por conta própria, pense em um ambiente de cada vez, use as dicas acima para te ajudar a decidir sua decoração. Lembre-se de anotar tudo. Exatamente tudo! E contrate profissionais qualificados para executar sua obra.

Antes de executar, converse com pedreiros, eletricistas, marmorarias e marcenarias, uma dica importante é fazer tudo em conjunto! Depois que você conversou e contratou os profissionais é hora de começar a obra, e se tudo estiver combinado e interligado não terá erro.

É muito mais assertivo fazer tudo em conjunto do que mudar um item por vez, como na cozinha, não faça a pedra da sua cozinha primeiro para depois decidir o armário, as chances de dar tudo errado é alta, faça tudo junto.

Caso precise, o profissional de Design de Interiores pode auxiliar sua obra e oferecer assessoria, te ajuda a escolher os acabamentos sem a necessidade de projeto, é mais rápido e assertivo. É uma parceria entre o designer e você!



0 visualização
  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone Pinterest

Gabriela Carvalho - Designer de Interiores, Marcenaria e Iluminação Técnica

Gravataí RS - Brasil - (51) 9 8158-4378 (WhatsApp)

©2019 by Home Decor Design de Interiores Online. Proudly created with Wix.com